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Métricas de marketing: quais as mais relevantes para mensurar seus resultados?

Uma das principais vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar os resultados de uma estratégia e poder corrigir ou adequar os pontos que não estão funcionando tão bem quanto o esperado.

Ao fazer uma simples publicação no Instagram, por exemplo, você pode avaliar quantas foram as curtidas e comentários; ou ainda comparar os números de engajamento entre as postagens para entender o que seu público gosta mais.

 

Já as campanhas nas plataformas de mídias pagas podem ser mensuradas por algumas métricas específicas.

Conheça algumas delas:

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O CAC é o investimento médio em esforços diretos para conquistar um cliente. O cálculo é feito sempre considerando os investimentos e novos clientes adquiridos no mesmo período. A métrica envolve o trabalho da equipe de marketing ao longo de todo o funil de vendas, desde a atração de visitantes à nutrição dos leads até o fechamento da compra.

Lifetime Value (LTV)

O LTV é a métrica que mensura o lucro líquido que cada um dos clientes gera para a sua empresa. Ou seja, o valor que ele forneceu para seu negócio durante o tempo que foi seu cliente. A métrica é especialmente importante para empresas que atuam no modelo de receita recorrente ou por assinatura.

Receita Mensal Recorrente (MRR) e Receita Anual Recorrente (ARR)

A receita recorrente mensal é a principal métrica para negócios que utilizam o modelo de assinatura recorrente. Com o MRR é possível calcular a previsão de ganho mensal a partir das contas que contrataram sua empresa. Desta forma, você consegue certa previsibilidade do valor que vai entrar no seu caixa, possibilitando o direcionamento estratégico de investimentos no seu negócio. Já o ARR é o cálculo da receita estimada anual a partir das assinaturas. A métrica traz uma visão a longo prazo do seu negócio, possibilitando um planejamento de ações mais elaborado.

Custo por Clique (CPC)

O CPC é ideal para analisar a primeira etapa do seu funil de vendas, que consiste na descoberta do seu produto. Com essa métrica, você pode identificar quanto cada clique custou à sua empresa e, depois, comparar esse valor com outras ações digitais. O seu cálculo depende da relação entre o número de clientes e o valor investido.

Custo por Lead (CPL)

O CPL é a divisão entre o valor gasto em sua campanha e o número de pessoas interessadas no seu produto ou serviço. A métrica é uma média do valor que uma marca gasta para conseguir captar um único lead. Ou seja, ela mostra se a estratégia está sendo, em aspectos financeiros, vantajosa para a empresa ou não.

Custo por Aquisição (CPA)

Outra métrica que deve ser avaliada é o Custo por Aquisição. Neste caso, o valor do investimento é dividido pelo número de vendas efetivas. Um CPA lucrativo, próximo do preço médio de seus produtos e serviços, dá aval para a área de marketing digital continuar recebendo investimentos. A métrica é praticamente uma consequência do que acontece no decorrer do funil e seu desempenho depende do restante da estratégia.

Retorno sobre o Investimento (ROI)

A taxa de retorno sobre o investimento é a métrica utilizada para mensurar o rendimento obtido com uma determinada quantia de recursos. O ROI é um dos principais indicadores de desempenho existentes para avaliar o chamado custo-benefício com relação aos investimentos. Para calcular o ROI, basta relacionar o investimento inicial e o retorno obtido.

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