O marketing B2B exige uma linguagem mais técnica e conteúdos mais educativos.
O marketing direcionado para indústrias, também conhecido como marketing B2B (business to business), é focado nas relações entre empresas, indústrias e organizações.
No B2B, as vendas são mais complexas, afinal, exigindo acordos entre as partes sobre a produção, compra e entrega de produtos. O cliente B2B é mais analítico e racional. Logo, a abordagem de marketing exige estratégias específicas.
Diferentemente do consumidor final, empresas têm necessidades e prioridades distintas. Portanto, a linguagem, a estratégia e o ciclo de vendas do marketing para indústrias não são os mesmos.
Linguagem técnica
O marketing B2B emprega termos técnicos e jargões mais técnicos para comunicar-se com organizações, afinal, esse público valoriza o conhecimento e a qualidade técnica. Por outro lado, a linguagem B2C é mais simples e humanizada.
Decisão de compra conjunta
Decisões empresariais raramente são tomadas individualmente e geralmente envolvem uma longa cadeia de comando. Muitas vezes, não são eles que têm a palavra final, pois dependem de um superior.
Já no B2C, a maior parte dos consumidores finais tomam suas decisões sozinhos e se baseiam em suas emoções. Eles levam menos tempo para avaliar suas opções porque são muito afetados por necessidades emocionais, como a fome, o status ou o custo.
Conteúdo extenso
O marketing B2B valoriza conteúdos mais detalhados e aprofundados, pois geram autoridade e credibilidade. Em contrapartida, o consumidor final pode não demandar conteúdo extenso, especialmente no varejo. Já o cliente B2C nem sempre precisa consumir conteúdos longos, especialmente quando se trata de varejo. Tudo depende do tipo de público.
Como criar uma estratégia eficaz de marketing B2B
O sucesso no B2B exige planejamento, criatividade, persistência e uma estratégia de marketing completa e bem estruturada.
Invista em conteúdo de alto valor
O primeiro passo para uma estratégia eficaz de marketing B2B é o marketing de conteúdo. Com ele, sua empresa pode se tornar autoridade em um assunto e ao mesmo tempo alcançar mais visibilidade. Profissionais da indústria buscam constantemente informações e soluções para seus desafios. Ao oferecer conteúdo educativo de alta qualidade, sua empresa se torna uma fonte confiável de conhecimento, construindo confiança e criando relacionamentos duradouros com seus clientes. As possibilidades de formato são inúmeros e você pode adaptar o conteúdo para as redes sociais, blogs e e-mail marketing.
Alinhe os setores de marketing e vendas
O setor de marketing e o de vendas utilizam os mesmos modelos de persona e de segmentação de público. Por este motivo, os objetivos de ambas as áreas devem estar alinhados.
Muitas vezes, o setor de marketing pode entregar leads qualificados que o setor de vendas não reconhece. Nesse caso, um software de CRM pode facilitar a comunicação entre as equipes, otimizando o gerenciamento dos clientes em potencial e o acompanhamento do desempenho das ações.
Amplie seu alcance e explore novos canais
Anuncie seus produtos em marketplaces, expandindo sua visibilidade e alcançando novos clientes. Estas plataformas, como Amazon e Instagram, aumentam a exposição da sua marca, agilizam o processo de vendas e reduzem seus custos consideravelmente.
Acelere seu crescimento com anúncios pagos
Invista em campanhas nos principais canais de mídias pagas para alcançar o público certo no momento ideal, maximizando o retorno sobre o investimento (ROI). Crie campanhas de anúncios no Google para aparecer nos resultados de pesquisa relevantes para seus produtos e serviços e utilize plataformas como Meta e LinkedIn para segmentar seus anúncios e alcançar leads qualificados.
Nossas empresas oferecem soluções de marketing sob medida para indústrias de diversos segmentos, seja nas redes sociais, nos principais canais de mídias pagas ou na produção de filmes corporativos de alto impacto.
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